Jornal Itapeva Times Regente Ricardo Cardim se apresenta com Projeto Guri, em Itapeva e Itaberá - Jornal Itapeva Times

Regente Ricardo Cardim se apresenta com Projeto Guri, em Itapeva e Itaberá

Victor Roncon 25 de outubro de 2012
Regente Ricardo Cardim se apresenta com Projeto Guri, em Itapeva e Itaberá

Grupo de Referência recebe Maestro nos dias 09 de novembro na Câmara Municipal de Itapeva e 23 de novembro na Câmara Municipal de Itaberá, ambas as apresentações com início às 19h.

O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, realizará em Itapeva, no dia 09 de novembro, às 19h e em Itaberá, no dia 23 de novembro, também às 19h, apresentação do Grupo de Referência com a regência de Ricardo Cardim. A apresentação tem o objetivo de agregar experiências de músicos regentes renomados às atividades com os guris. “Esse trabalho agrega conhecimento aos alunos por meio da experiência de um regente de alto nível, que traz novas concepções artísticas e enriquece o repertório do grupo”, explica Chico Santana, gerente artístico do Projeto Guri.

O Maestro atuou, de 1998 a 2003, como regente no estado de São Paulo, regente e formando orquestras, bandas, corais e madrigais, e foi regente assistente da Escola Municipal de Música de São Paulo de 2006 a 2008. Até o ano de 2011, foi Gerente Artístico da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG). Cardim ministrará, nos dias que antecedem a apresentação, ensaios fechados ao grupo. O evento, que será aberto ao público, tem entrada gratuita e acontecerá no dia 09 de novembro na Câmara Municipal de Itapeva– Avenida Vaticano, 903, Jardim Europa, e no dia 23 de novembro na Câmara Municipal de Itaberá – Rua Josephina Silva Mello, 365, centro.

O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e funciona hoje como a base da formação musical do Estado de São Paulo. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Amigos do Guri, enquanto a gestão das unidades da Capital, com 18 mil guris, em 48 polos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

A Amigos do Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Fonte: www.culturitapeva.com.br