Jornal Itapeva Times Saúde de Itapeva desenvolve atividades educativas nas escolas - Jornal Itapeva Times

Saúde de Itapeva desenvolve atividades educativas nas escolas

João Vincenzo 1 de outubro de 2014
Saúde de Itapeva desenvolve atividades educativas nas escolas

Projeto foi desenvolvido junto aos alunos das escolas da rede pública e particular do município

Orientar os estudantes das escolas públicas e particulares sobre diversos temas relacionados à saúde nesta importante fase da vida. Este é o objetivo de um projeto voluntário desenvolvido por profissionais farmacêuticos e acadêmicos do Curso de Farmácia em Itapeva.

Para ampliar o acesso a essas informações, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu entre os dias 25 e 29 de setembro a “Semana de Assistência Farmacêutica – SAF” em todas as escolas do Ensino Fundamental II da rede municipal de Educação. As ações foram desenvolvidas em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

A iniciativa desse projeto é da gerente técnica da Vigilância Sanitária e professora do Curso de Farmácia da FAI, Dra. Vivian Ferrari Lima Scaranello Machado, farmacêutica responsável pela SAF na região.

“Pudemos notar que os alunos demonstraram interesse significativo no tema abordado, já que muitas dúvidas surgiram e, em sua maioria, se referiam ao uso de contraceptivos orais, conforme já esperado, preocupações com interações medicamentosas principalmente com o uso de álcool; medicamentos psicotrópicos, abuso de drogas e a utilização de suplementos alimentares”, explica Vivian.

Além do município de Itapeva, foram realizadas palestras em Capão Bonito e Taquarivaí, onde foram realizadas 36 palestras em 28 escolas, envolvendo 1702 alunos da zona urbana e rural.

“Gostaria de agradecer a participação da Secretaria Municipal da Saúde, que permitiu a logística para realização das capacitações, a Secretaria Municipal e Estadual da Educação, através de seus diretores, coordenadores e professores, pelo apoio e incentivo junto aos alunos na abordagem deste assunto tão importante para os jovens. E por fim, quero agradecer aos farmacêuticos voluntários e acadêmicos da FAIT pelo compromisso assumido e o comprometimento na realização das palestras”, enfatiza Vivian.