Jornal Itapeva Times Secretário de Esportes entrega uniforme do programa Atleta do Futuro aos nossos caratecas - Jornal Itapeva Times

Secretário de Esportes entrega uniforme do programa Atleta do Futuro aos nossos caratecas

João Vincenzo 22 de outubro de 2014
Secretário de Esportes entrega uniforme do programa Atleta do Futuro aos nossos caratecas

Na manhã de quarta-feira, dia 22, o secretário de Juventude, Esportes, Lazer e Eventos Especiais, Rogério Galvão, o Papita, fez a entrega oficial dos uniformes do Programa Atleta do Futuro (PAF), do Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo aos atletas da modalidade karatê, categorias de seis a 17 anos, que são treinados pelo professor credenciado pelo CREF, o faixa preta Jaílton.

O PAF foi pensado para estimular a prática esportiva e preparar nossos jovens para o futuro, pois a atividade física também contribui para a formação de cidadãos com mais saúde e disciplina. “Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e cultura. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno”, ressaltou o secretário.

O Programa Atleta do Futuro incentiva a prática de diferentes modalidades esportivas com ênfase no desenvolvimento de habilidades pessoal e social da criança e do adolescente. Em Itapeva a viabilidade deste programa foi possível graças à parceria da Prefeitura, SESI e Grupo Votorantim e as atividades estão sendo realizadas no Complexo Esportivo da SEMJEL, na Academia Municipal e nos ginásios de esportes do município. Todas as ações do programa são acompanhadas por professores credenciados em sete modalidades esportivas (futebol, futsal, ginástica rítmica, karatê, judô, voleibol e basquetebol), atendendo aproximadamente 460 crianças e jovens, dos seis aos dezessete anos. Para que a criança possa participar do PAF, em qualquer uma das sete modalidades já citadas, basta os pais ou responsáveis entrarem em contato com a SEMJEL, através dos telefones 3522-3967 ou 3521-7246, ou se dirigir até a sede da secretaria, localizada na Rua Carmino Farina, 172, na Vila Isabel (antiga ACM).

COMO FUNCIONA

Presente em mais de 180 municípios, o PAF contempla 74 mil participantes entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.

Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

Da Assessoria